VARIAÇÕES ANATÔMICAS
A identificação precisa de variações anatômicas, como a presença de um quarto conduto em primeiros molares superiores é vital. Este desafio diagnóstico se torna mais acessível com a tomografia de alta resolução, uma ferramenta indispensável para os endodontistas modernos.
Historicamente, estudos revelaram que os primeiros molares superiores, com suas três raízes típicas, podem apresentar variações significativas. Em particular, a raiz mésio-vestibular pode conter um ou dois canais. A probabilidade de um segundo canal na raiz mésio-vestibular aumenta, quando o conduto está localizado mais para o lado vestibular.
A tomografia de alta resolução entra como um recurso crucial neste cenário. Ela permite uma visualização tridimensional detalhada da anatomia interna do dente, superando as limitações das radiografias convencionais. Com ela, os endodontistas podem identificar com precisão a presença de um quarto conduto, sua localização e morfologia. A exatidão na localização dos canais influencia diretamente na abordagem de tratamento, aumentando significativamente as chances de sucesso do procedimento.
Na Odonto Imagem, compreendemos a importância de fornecer imagens de alta resolução para nossos dentistas parceiros. Investimos nas tecnologias mais avançadas para assegurar que cada detalhe anatômico seja capturado e interpretado com a máxima precisão.