Dúvidas Frequentes
Com base nesse exame, os profissionais de saúde podem realizar um planejamento adequado do tratamento, seja ele odontológico ou não, identificar precocemente possíveis distúrbios de crescimento e realizar intervenções quando necessário.
No procedimento, a mão do paciente é posicionada próximo ao sensor radiográfico para a obtenção da imagem. É importante que a criança abra bem a sua mão, esticando os dedos e tentando deixar o maior espaço possível entre eles. Na sequência, por meio de um software, a análise da radiografia é realizada, estimando o crescimento.
Existem diferentes métodos para avaliar a idade óssea a partir da Radiografia Carpal, sendo o mais comum deles o método de Greulich e Pyle. Nele, a idade óssea é estimada comparando-se as características dos ossos do punho e da mão do paciente com uma tabela de referência que fornece as características esperadas para cada idade. Já em relação ao estágio de desenvolvimento da dentição, é necessário observar a posição e a formação dos dentes permanentes que já erupcionaram, para depois compará-las com a idade óssea estimada.